O Torneio




Regulamento

REGULAMENTO PATEIRA CUP 2024

XVII TORNEIO INTERNACIONAL DE FERMENTELOS

1 – REGRAS

1.1 - O torneio será realizado de acordo com as regras da F.I.F.A. e da Federação Portuguesa de Futebol assim como pelas regras particulares impostas pela organização do torneio.

2 – ESCALÕES

2.1 - O torneio será disputado nos seguintes escalões:

  • a) Infantis A - Atletas nascidos em 2011 – Fut/11
  • b) Infantis B - Atletas nascidos em 2012 - Fut/7
  • c) Benjamins A - Atletas nascidos em 2013 - Fut/7
  • d) Benjamins B - Atletas nascidos em 2014 - Fut/7
  • e) Traquinas A - Atletas nascidos em 2015 - Fut/7
  • f) Traquinas B - Atletas nascidos em 2016 - Fut/7
  • g) Petizes - Atletas nascidos em 2017 e 2018 – Fut/5

3 – FORMATO DO TORNEIO

3.1 - O torneio será jogado em campos de futebol de 5, 7 e 11, em relva sintética, com a utilização de bolas nº 4 e nº 5 fornecidas pela organização.

3.2 - O escalão de Petizes jogará em campo de relva sintética e com a utilização de bolas nº 4, em campos com as medidas 40 X 20 e utilizando balizas de 3 metros de comprimento.

3.3 – Do escalão de Traquinas B a Infantis A jogarão em campos de relva sintética com a utilização de bolas nº 5, em campos com medidas regulamentares previstas no comunicado nº 1 da AFA para a época 2023/2024.

4 – CAMPOS DE REALIZAÇÃO DOS JOGOS

4.1 - Os campos a serem utilizados serão os seguintes:

  • a) Estádio Municipal de Águeda – Águeda;
  • b) Parque Desportivo Constantino Marques Duarte – Fermentelos;
  • c) Estádio Manuel Castro Azevedo – Mourisca do Vouga;
  • d) Parque de Jogos da Canada – Aguada de Cima;

4.2 – A organização reserva-se o direito de alterar o local dos jogos devendo comunicar às respetivas equipas.

5 – COMPETIÇÃO

5.1 – As equipas serão integradas em grupos por cada escalão respetivo. As equipas de cada grupo jogarão entre si.

5.2 – A pontuação dos resultados dos jogos será do seguinte modo:

  • a) Vitória: 3 pontos
  • b) Empate: 1 ponto
  • c) Derrota: 0 pontos

5.3 - Se depois das equipas terem jogado entre si houver duas ou mais equipas que tenham os mesmos pontos o desempate entre elas será feito tendo em conta os seguintes critérios, segundo a ordem indicada:

  • a) O número de pontos alcançados pelos clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  • b) A diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  • c) A maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes empatados, nos jogos realizados em toda a competição até aquele momento;
  • d) O maior número de golos marcados;
  • e) O menor número de golos sofridos;
  • f) Sorteio entre as equipas empatadas que definirá os lugares em que cada uma das equipas empatadas ficará.

5.4 – Na segunda fase do torneio todas as equipas continuarão em competição até ao apuramento da classificação final.

5.5 - Nos jogos das fases finais, em caso de empate, o desempate far-se-á com recurso a uma série de 3 pontapés de grande penalidade, vencendo a equipa que lograr marcar maior número de pontapés de grande penalidade.

5.6 - Caso a igualdade se mantenha após a primeira série, marcar-se-á pontapés de grande penalidade alternadamente até uma das equipas falhar a sua marcação, e a outra marcar.

6 - DURAÇÃO DOS JOGOS

6.1 - Os jogos terão a duração de 40 minutos divididos por dois períodos de 20 minutos cada um e com um intervalo de 5 minutos.

6.2 – Os jogos do escalão de Petizes terão a duração de 30 minutos divididos por dois períodos de 15 minutos cada um e com um intervalo de 5 minutos.

6.3 - Os jogos das finais terão a seguinte duração:

  • a) Petizes dois períodos de 15 minutos cada um com intervalo de 10 minutos;
  • b) Traquinas A e B dois períodos de 20 minutos cada um com intervalo de 10 minutos;
  • c) Benjamins A e B dois períodos de 20 minutos cada um com intervalo de 10 minutos;
  • d) Infantis A e B dois períodos de 25 minutos cada um com intervalo de 10 minutos.

7 - INSCRIÇÃO DE JOGADORES NO TORNEIO

7.1 - Cada equipa poderá inscrever no torneio o número máximo dos seguintes atletas:

  • Escalão de Futebol de 5 – doze atletas (12)
  • Escalões de Futebol de 7 – dezasseis atletas (16)
  • Escalões de Futebol de 11 – vinte atletas (20)

7.2 - As equipas podem fazer participar em cada jogo do torneio todos os atletas inscritos.

7.3 – No primeiro dia do Torneio, as equipas deverão dirigir-se ao Secretariado da prova, para levantamento de toda a documentação e deverão entregar a ficha de inscrição com o Nome completo de todos os atletas, o seu número de bilhete de identidade/cartão de cidadão ou passaporte e data de nascimento.

7.4 – Nesse momento deverão ser entregues os originais do documento de identificação indicado de cada atleta à organização a título devolutivo. Não serão aceites fotocópias dos documentos de identificação.

7.5 – O banco de suplentes é exclusivamente composto pelos atletas inscritos no torneio e também de todo o staff técnico devidamente registado no boletim de inscrição.

7.6 – Sempre cerca de 15 minutos antes do início de cada jogo, o delegado da equipa deverá entregar, ao elemento da organização destacado na mesa de jogo, a respetiva ficha de jogo.

7.7 – Os delegados das equipas poderão até ao final do jogo em causa requerer que se comprove a legalidade da participação de qualquer atleta bastando para tal, que o reclamante faça entrega do valor de 250.00€ (duzentos e cinquenta euros) à organização que será devolvido à equipa reclamante caso a reclamação tenha provimento.

8 – DECISÕES DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO TORNEIO

8.1 - As decisões tomadas pela Comissão Organizadora do Torneio sobre qualquer questão relacionada com a realização e desenvolvimento do Torneio serão decisões definitivas e irrevogáveis.

8.2 - A Comissão organizadora do Torneio é constituída pelo S.C.FERMENTELOS e CAMARA MUNICIPAL DE AGUEDA como Organização, R.D. ÁGUEDA e U.D. MOURISQUENSE e LAAC como membros auxiliares.

8.3 – S.C. Fermentelos, R.D. Águeda, U.D. Mourisquense e LAAC terão o estatuto de Clubes Anfitriões, o que lhes irá permitir que as suas equipas participantes preferencialmente possam jogar no seu próprio estádio.

8.4 – A liderança da Comissão Organizadora é pertença do S.C. Fermentelos.

9 - FALTA DE COMPARÊNCIA DE EQUIPA

9.1 - Se há hora marcada para realização do jogo a equipa não estiver presente o árbitro aguardará 10 minutos para que a equipa faltosa dê entrada em campo em condições de iniciar de imediato o jogo. Caso esta não compareça ser-lhe-á atribuída a derrota no jogo por 3-0.

9.2 - A não comparência a um jogo de uma equipa, sem que essa falta seja justificada, ser-lhe–á atribuída a derrota por 3-0 nesse jogo.

9.3 - Compete à comissão organizadora do Torneio decidir se o motivo pelo qual a equipa faltou ao jogo é ou não justificado e se o jogo deverá ser realizado ou não. Desta decisão não é admissível qualquer recurso ou impugnação por parte das equipas participantes.

9.4 - No caso da Comissão Organizadora decidir que a falta da equipa ao jogo é justificada, marcará para local e hora a designar a realização do referido jogo, devendo as equipas em causa comparecer para a realização do jogo.

10 - REGRAS SUPLEMENTARES DE JOGO

10.1 - O número de jogadores em campo por equipa, incluindo o Guarda-redes, é limitado a 5 (cinco) para o escalão de Petizes, a 7 (sete) nos escalões de Traquinas B a Infantis B e a 11 no escalão Infantis A.

10.2 - O número de substituições é ilimitado em todos os escalões, sendo apenas necessário informar o Árbitro aquando da substituição do Guarda-Redes. Os jogadores substituídos podem reentrar em campo.

10.3 - Serão utilizadas balizas adequadas ao respetivo escalão.

10.4 - Não se aplicará a lei de fora de jogo.

11 - ARBITROS

11.1 - Os árbitros designados para o Torneio serão escolhidos pela organização do mesmo.

12 - EQUIPAMENTOS

12.1 – É expressamente proibido a utilização de botas com pitons de alumínio.

12.2 - Se forem semelhantes os equipamentos das duas equipas que vão disputar um jogo e o árbitro optar para que uma delas deve mudar de equipamento é à equipa que se apresenta em 2º lugar no calendário que deverá mudar o equipamento. Poder-se-á também optar pelo uso de coletes nos atletas dessa equipa.

13 - COMPORTAMENTO DOS ATLETAS E DA EQUIPA

13.1 – O atleta que veja o cartão vermelho num jogo será punido com 1 ou 2 Jogos ou mesmo a sua exclusão do Torneio consoante a gravidade da ação ou comportamento.

13.2 – Compete a Comissão Organizadora do Torneio tomar a decisão da sanção aplicar ao atleta depois de ouvida a descrição dos acontecimentos do arbitro do jogo.

13.3 - Se o comportamento de determinada equipa for considerado antidesportivo pela Comissão Organizadora do Torneio durante um jogo ou durante a sua presença no recinto onde decorre o torneio poderá aquela equipa ser sancionada:

  • a) Com a derrota de 3-0 no jogo em causa;
  • b) Com a exclusão da equipa do torneio.

14 - CERIMÓNIA DE ENCERRAMENTO E ENTREGA DE PRÉMIOS

14.1 – Os prémios serão entregues às equipas no final do Torneio, havendo taças para os 1º, 2º e 3º classificados de cada escalão.

14.2 – Todos os elementos das equipas participantes, e que não venham a ser desclassificadas, receberão uma medalha que será entregue na respetiva cerimónia.

14.3 – A Cerimónia de Encerramento e Entrega de Prémios terá lugar no Domingo 25 de Junho às 18h30, no Complexo Desportivo Constantino Marques Duarte em Fermentelos,

15 - LESÕES, ACIDENTES E FURTOS

15.1 - A Comissão Organizadora do Pateira Cup não se responsabiliza em caso algum por lesões, acidentes, doenças ou furtos ocorridos aos participantes.

15.2 – Cada participante, por si, deverá ser beneficiário de um seguro médico ou de acidentes pessoais.

16 - ALTERAÇÃO DE CALENDÁRIOS

16.1 - Compete exclusivamente à comissão organizadora do Torneio alterar calendários dos jogos, grupos, horários dos jogos ou campos, sendo que a sua decisão é vinculativa para os clubes participantes.

17 - OMISSÕES DO REGULAMENTO

17.1 - Compete exclusivamente à Comissão Organizadora do Torneio suprir todas as omissões que se venham a constatar no presente regulamento.